Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 2 de abril de 2009

Paciente J.W.R , 14 anos, masculino, estudante em classe especial, residente em Santa Cruz do Sul, RS.

HISTÓRIA CLÍNICA

Sua mãe procurou o atendimento do Serviço de Farmácia devido alguns sintomas relatados pelo paciente, os quais são poliúria e polidispsia. Ela relatou sobre alguns hábitos de alimentação do paciente e ainda que este está  acima do peso.

O paciente sofre de disfunção neurológica, atraso no desenvolvimento global como consequência apresenta dificuldade para realização das atividades de vida diárias (AVDs), dependendo dos cuidados de sua mãe. Faz uso dos medicamentos: ácido valproico (20 a 30 mg/kg/dia), carbamazepina (600 mg a 1g / dia), metilfenidato (5mg duas vezes ao dia) e clobazam ( 5 a 10 mg duas vezes ao dia).

 PERGUNTAS:

1)      Após analisar os sintomas citados pela mãe e constatar que o paciente está acima do peso, indique o possível diagnóstico e o tratamento de escolha.

 

2)      Verifique os problemas relacionados aos medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente.

3)      Atualmente as convulsões estão controladas devido ao uso dos medicamentos. Caso ocorra uma nova crise, qual o procedimento a ser realizado em relação aos anticonvulsivantes?

Elaborado por Emilia Marzari, Florencia Sainz, Francine Grützmacher, Gabriela Wiethan 

Anúncios

Read Full Post »