Feeds:
Posts
Comentários

Archive for maio \28\UTC 2009

A 3-day-old infant weighing 1.3 kg was prescribed total parenteral nutrition containing 1 unit of regular insulin per each 327-mL bag. A pharmacy technician mistakenly added 1 mL of regular insulin (100 units) rather than 1 mL of a pharmacy-prepared dilution of 1 unit/mL regular insulin. The mistake was caught 2 hours later when the infant’s blood glucose measured 3 mg/dL. Rapid treatment with dextrose boluses ensued, and the blood glucose returned to normal within 12 hours.[1]

Fonte: Medscape CME

Anúncios

Read Full Post »

H.L.V., sexo feminino, de 53 anos, IMC de 27,9, P. A. de 160:110 mmHg, Glicose em jejum de 90 mg/dl, vai ao consultório do ginecologista desejando iniciar terapia de reposição hormonal (TRH), pois sente muitos “calores” e palpitações após a menopausa, que foi há dois anos. A paciente tem útero. Não há história familiar de câncer ginecológico, mas sua mãe apresentava quadro de osteoporose importante. Relatou possuir história de trombose venosa profunda e está usando varfarina há seis meses. Apresentava também alterações psicossociais, como depressão, perda de memória, crise de identidade, irritabilidade, insegurança, medo de rejeição e perda da auto-estima, e para tais problemas estava em acompanhamento médico com psiquiatra, que prescreveu sibutramina 15mg 1x ao dia e fluoxetina 20mg, 2x ao dia. Relata consumir bebida alcoólica aos finais de semana, mas não fuma. Relatou ainda consumir fitohormônios diariamente.

Read Full Post »

Abaixo link para arquivo de artigo das Professoras Lenita Wannmacher e  Jaqueline Lubianca sobre evidências clínicas de benefícios e riscos da Terapia de reposição hormonal.

Para texto completo, clique aqui.

Read Full Post »

Paciente R.F.F sexo feminino, 47a, moradora de Cacequi com histórico familiar de diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade e câncer; procurou o serviço de assistência e atenção farmacêutica apresentando hipertensão arterial, gastrite, diabete mellitus, triglicerídeos aumentados e tireóide. A paciente já passou por uma cirurgia cardíaca há 5 anos devido a uma vulvopatia reumática. Após a cirurgia iniciou o uso de Atenolol, Hidroclorotiazida, Marevan, Metformina, Puran e Homeprazol. A paciente se apresentava com sobrepeso devido a dieta alimentar irregular. Realizados os exames, constatou-se obesidade de grau 2, triglicerídeos 287 mg/dl e ácido útico 6,4 mg/dl.

A paciente apresentava quadros de cefaléia diariamente, devido ao uso de qual medicamento?

Qual o diurético mais indicado nesse caso?

Um dos medicamentos utilizados pode estar aumentando triglicerídeos e ácido úrico, qual é ele?

Indicar o uso de cada medicamento utilizado.

Quais os cuidados que a paciente deve ter com a alimentação?

Elaborado por Henrique Lazzari, Irielen Balbom, Giovana Dreher.

Read Full Post »

Trata-se do paciente A., 66 anos, sexo masculino, casado, engenheiro aposentado. O paciente foi encaminhado para o nosso serviço com história de depressão há 2 anos, sem melhora clínica com o tratamento antidepressivo com imipramina 25mg, 2 vezes ao dia e fluoxetina, 20mg, 2 vezes ao dia.

Segundo o paciente, desde a aposentadoria, há cerca de 2 anos, apresentava-se desanimado, sem interesse em participar de qualquer atividade laborativa ou lúdica, perda de libido e tendendo a isolar-se socialmente. Negava, contudo, sentimentos de tristeza, idéias negativistas ou de morte. Mesmo com os tratamentos antidepressivos empregados, negava melhora clínica. Segundo a esposa, além desses sintomas, A. passou a exibir comportamento desinibido em ambiente social, marcado principalmente por jocosidade dirigida mesmo a pessoas não-familiares. Isso freqüentemente gerava situações constrangedoras, que A. não reconhecia como tal, representando uma significativa mudança da personalidade do paciente, que sempre fora discreto e tímido. A. também modificou os hábitos alimentares, aumentando o consumo de água e preferindo alimentos adocicados. Repetidamente, empregava palavras e gestos estereotipados, como ficar batendo os dedos na mesa. A história médica pregressa e a história familiar do paciente não eram relevantes.

O exame clínico-neurológico não evidenciou sinais neurológicos focais, sendo que, no teste de triagem cognitiva – o Mini-Exame do Estado Mental40 -, A. executou adequadamente todas as tarefas, pontuando o escore total. Desempenhou corretamente também o teste do relógio. O paciente desenvolvia invariavelmente um discurso prolixo, mas com idéias lógicas, tendendo a minimizar as alterações comportamentais referidas pela esposa. Algumas vezes, mostrava-se mais desinibido, ironizando sua condição. De nota, A. sempre trazia consigo um copo plástico com água, que freqüentemente levava à boca, justificando que “tinha muita sede”.

Os exames de triagem clínicos, hematológicos, bioquímicos e sorológicos demonstraram hipertensão leve, tratada com beta-bloqueador. Os demais dados não foram considerados relevantes. A testagem neuropsicológica, incluindo avaliações de inteligência geral, linguagem, memória, habilidades vísuo-construtivas e funções executivas, mostrou desempenho fraco do paciente apenas em relação a funções executivas e na tarefa de tomada de decisões. A ressonância magnética do encéfalo evidenciou hipotrofia dos lobos frontais e temporais bilateralmente. SPECT revelou hipoperfusão fronto-temporal.

O caso relatado foi diagnosticado com Depressão Fronto-temporal, em que sintomas de apatia e retração social podem sugerir, inicialmente, uma síndrome depressiva. Entretanto, a presença de alterações marcantes da personalidade – no caso, sob a forma de desinibição -, associada à falta de crítica, indica inequivocamente processo demencial. A ocorrência de comportamentos estereotipados e hiperoralidade reforça a hipótese de comprometimento fronto-temporal. O Mini-Exame do Estado Mental e o teste do relógio não são capazes de identificar precocemente os casos de DFT. Nesse sentido, foi realizada avaliação neuropsicológica pormenorizada, que mostrou prejuízo em testes de avaliação das funções dos lobos frontais, principalmente das regiões órbito-frontal (tomada de decisões) e dorso-lateral (disfunção executiva), e preservação das demais funções cognitivas. Os exames de neuroimagem corroboraram o diagnóstico de DFT ao demonstrarem comprometimento fronto-temporal. Em relação à terapêutica, o emprego de diferentes antidepressivos, incluindo os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, não foi eficaz no controle dos sintomas de apatia ou desinibição exibidos pelo paciente, salientando a dificuldade de abordagem farmacológica na DFT.

Algum tempo depois, através de novos exames clínicos e radiológicos, foi diagnosticado princípio de demência associada à doença de Alzheimer.

Baseado em: Teixeira Jr., A. L; Salgado, J. V. Demência Fronto-temporal: aspectos clínicos e terapêuticos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. sul v.28, n.1 Porto Alegre Jan./Apr. 2006

Read Full Post »

Este material, também do site do departamento de geriatria da USP, foi elaborado pela Dra. Elina Kikuchi. Aborda aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos da utilização de medicamentos em idosos.

Aula da Dra. Elina

Read Full Post »

Abaixo o link da palestra da Farmacêutica clínica Caroline Aoqui, hospedado no site de gerontologia da USP. Tem várias informações interessantes sober o uso de medicamentos em idosos

Enjoy

Read Full Post »

Older Posts »