Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 8 de setembro de 2009

Pcte M.R.L, 8 anos e 4 meses de idade, com um diagnóstico clínico de Malformações múltiplas( lábio leporino, laringomalácia, deficit auditivo, visual, fotossensibilidade). De nascimento prematuro com 8 meses de gestação( cesária). Descobriu-se uma infecção da placenta, não sabendo sua etiologia. Nasceu com lábio leporino e fez cirurgia de correção em POA, aos 1 ano e 4 meses de idade. Nesse período fez uso dos seguintes medicamentos: amoxicilina susp. 60 ml 50 mg/mL, salbutamol sol. c/ nebulimetro spray oral jatos 100 mcg/jat, ranitidina (2mL) 25 mg/mL, prednisolona sol. oral 3 mg/mL. Aos 3 meses de idade , foi diagnosticado a laringomalácia. Teve cinco paradas cardiorespiratórias ao tentarem entuba-la para cirurgia. Quando teve alta hospitalar, foi transferida em ambulância, fazndo uso de : fenobarbital 11 gts de 12/12 hrs., sulfato ferroso 18 gts 1x/dia, beclometasona 50 mcg 2 jatos 3x/dia, cisaprida 1,1 mg 3x/dia, salbutamol 3 jatos de 4/4 hrs, oxigenioterapia 1 L/min e dieta por sonda. Pcte ainda faz uso de sonda nasogástrica.

Com base nas informações dadas no caso clínico, diga:

a) Os medicamentos que podem causar as malformações em questão.

b) Para que servem os medicamentos usados pela pcte, e possíveis interações entre eles.

c) As reações que podem ocorrer pelo uso de amoxicilina, ranitidina e prednisolona.

Elaborado por Líria da Rosa

Anúncios

Read Full Post »