Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 3 de janeiro de 2011


FDA diz que a cápsulas de Tessalon representam um risco para as crianças

A medicação tem a aparência de doces; devem ser mantidos em recipientes à prova de criança

A Food Drug Administration dos EUA  alerta que a ingestão acidental de Tessalon (Benzonatate) por crianças menores de 10 anos, pode resultar em efeitos secundários graves ou morte.

Tessalon, aprovado pelo FDA para o tratamento e alívio sintomático da tosse em pacientes com mais de 10 anos, pode atrair crianças mais jovens por causa da aparência de doce, pois a cápsulas gelatinosa é redonda e  cheia de líquido. A segurança e a eficácia do Benzonatate em crianças menores de 10 anos não foi estabelecida.

“Benzonatate deve ser mantido em um recipiente bem fechado e fora do alcance das crianças”, disse Carol Holquist, R.Ph., diretor da Divisão de Medicamentos do FDA. “O FDA recomenda que os profissionais de saúde falem com seus pacientes e pessoas que cuidam de crianças sobre o risco de ingestão acidental ou superdosagem.”

Uma revisão dos eventos do FDA estima que,  a partir de 1982 até maio de 2010, foram identificados sete casos de ingestão acidental associados Benzonatate em crianças menores de 10 anos. Cinco dos casos resultaram em morte em crianças com idades inferiores a 2 anos. A sobredosagem com Benzonatate em crianças menores de 2 anos tem sido relatado após ingestão acidental de apenas uma ou duas cápsulas Benzonatate.

Efeitos adversos comuns informados em casos de sobredosagem incluíram a parada cardíaca, coma e convulsões. Sinais e sintomas de superdosagem podem ocorrer dentro de 15-20 minutos da ingestão. Algumas das mortes em crianças têm ocorrido  poucas horas depois da ingestão acidental.

O FDA igualmente está adicionando uma nova advertência e recomenda precaução para a rotulagem de  Benzonatate para alertar os profissionais de saúde sobre a ingestão acidental, resultando em overdose e morte em crianças menores de 10 anos.

Anúncios

Read Full Post »

Sra. Roberts, 73 anos, foi admitida no hospital com uma contusão no peito após um acidente automóvel em que estava como motorista. Mais cedo naquele dia,  foi prescrito  à Sra. Roberts paracetamol hidrocodona / (APAP) para tratar uma dor de cabeça. Seu histórico médico inclui depressão, dor nas costas, osteoporose, dores de cabeça e sinusite. Seu regime atual de drogas inclui lorazepam para o sono, o citalopram para a depressão, e amitriptilina para a dor. Sra. Roberts também utiliza ibuprofeno para o alívio da dor.

O que poderia ter feito o farmacêutico quando dispensar hydrocodone Sra. Robert / APAP?

O farmacêutico deveria ter aconselhado a Sra. Roberts quando ela pegou a nova receita: hidrocodona / APAP pode potencialmente prejudicar a capacidade de condução. Baseado em pesquisas  de desempenho e risco de acidente com este medicamento, o farmacêutico deve recomendar a Sra. Roberts que ela não conduza após tomar esta medicação. Além disso, o farmacêutico deve informar a Sra. Roberts que vários dos medicamentos que ela está tomando, isoladamente e em combinação, têm o potencial de prejudicar a capacidade de condução  através de efeitos colaterais que incluem sedação, visão turva, hipotensão, tonturas, desmaios, perda de coordenação. Exemplos:

  • Hydrocodone / APAP. Os efeitos secundários deste analgésico narcótico incluem tontura, vertigem, sedação, sonolência, espasmos musculares e disfunção psicomotora outros. A literatura aconselha aos pacientes cuidado ao dirigir, operar máquinas ou executar outras atividades perigosas. Se a Sra. Roberts relatasse experiências de sonolência ou tontura, ela deveria evitar essas atividades.  Hydrocodone / APAP pode aumentar os efeitos de outras drogas que Sra. Roberts está tomando que causam sonolência, incluindo o lorazepam e amitriptilina. A  Sra. Roberts deve lembrar o seu médico de todos os medicamentos que ela está tomando, e perguntar se existem efeitos adversos ou interações medicamentosas entre eles. No caso dela, não é seguro dirigir sob a influência de hidrocodona / APAP, lorazepam e amitriptilina.
  • Lorazepam. Dosagem para esta benzodiazepina não deve exceder 3 mg por dia em doentes idosos devido à maior sensibilidade às reações adversas a medicamentos. Ela deve consultar o seu médico para determinar se uma dose mais baixa vai tratar eficazmente o seu estado, e se não, talvez a troca por outro medicamento menos sedativo. Lorazepam tem os seguintes efeitos secundários que podem potencialmente prejudicar a capacidade de condução: sedação, tontura, fraqueza, desequilíbrio, instabilidade, depressão respiratória / hipoventilação (níveis reduzidos de oxigênio e aumento dos níveis de dióxido de carbono nos pulmões podem aumentar os efeitos de outras drogas em uso que causam sonolência, incluindo hydrocodone / APAP e amitriptilina.
  • Citalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina,  medicamento antidepressivo com os seguintes efeitos colaterais: sonolência, insônia (levando à sonolência diurna), fraqueza, dores musculares ou articulares, e nervosismo. A literatura  aconselha aos pacientes a cuidado ao dirigir, operar máquinas ou executar outras atividades perigosas. Sra. Roberts não deve dirigir, se ela sente tontura. Ela também devem ser advertidos para não usar o álcool com este medicamento, pois a tontura do álcool aumenta e sonolência.
  • Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico. Raramente é uma droga de escolha para pacientes idosos, devido a sua forte propriedades sedativas. Os efeitos colaterais que podem prejudicar a capacidade de condução incluem sonolência, tonturas, visão turva, diminuição da coordenação, fraqueza, desorientação, confusão, insônia (levando à sonolência diurna), tremores e alterações na pressão arterial.  A literatura aconselha aos pacientes o cuidado ao dirigir, operar máquinas ou executar outras atividades perigosas. Sra. Roberts não deve dirigir, se ela experimenta sonolência ou tontura. Amitriptilina tomadas com hidrocodona / APAP pode aumentar a depressão do sistema nervoso central e causam sedação perigosas, tontura ou sonolência. Sra. Roberts deve ser aconselhada a não beber álcool enquanto estiver a tomar este medicamento, pois pode aumentar a sonolência e tonturas.

Um diálogo entre a Sra. Roberts e o farmacêutico pode começar com a Sra. Roberts, descrevendo quaisquer efeitos colaterais que ela está experimentando atualmente. Sra. Roberts deve ser avisada que a sonolência causada pelo lorazepam pode persistir por 24-48 horas, e ela não deve dirigir se ela se sente sonolento ou menos alerta. Ela deve ser encorajada a conversar com seu médico sobre como fazer possíveis ajustes de dosagem e/ou  mudar a medicação para melhorar a segurança dela como motorista, pois três de seus medicamentos (hidrocodona, lorazepam / APAP e amitriptilina) podem causar sonolência e tontura, especialmente em pacientes idosos. O farmacêutico deve estimular a discussão médico-paciente, chamando o médico para discutir os efeitos adversos e possíveis mudanças esquema de fármacos.

 

Adaptado de Medscape Pharmacist Education

Read Full Post »