Feeds:
Posts
Comentários

Posts Tagged ‘anticonvulsivantes’

Mulher de 45 anos foi internada na unidade psiquiátrica após  tentativa de cometer suicídio com uma overdose de seu anticonvulsivante. Esta foi a terceira tentativa em 3 anos. Durante internações anteriores, a paciente havia sido iniciada em um antidepressivo e aconselhada para o acompanhamento ambulatorial na psiquiatria clínica. No entanto, ela nunca seguiu as recomendações, dando a desculpa de que seu neurologista nunca insistiu para que ela visse um psiquiatra. Ela costuma tomar o antidepressivo por 1 ou 2 meses e, em seguida, interrompe o tratamento por conta própria. A paciente foi orientada para aguardar um período de 2 semanas  até perceber a diminuição dos sintomas.

A paciente afirmou que “era depressiva desde sempre” e, provavelmente, antes de começou a sofrer de epilepsia, há 30 anos. Sua mãe sofria de episódios depressivos bem como o seu pai era um alcoólatra. Ela descreveu seus episódios depressivos ora como curtos, ora como longo. Os episódios curtos que aparecem normalmente 2 dias após quadro epilético e duram um período de 3 a 7 dias. Durante estes períodos sofria um agravamento de seu humor e ficava muito irritada, depois ela se sentia muito culpada. Era incapaz de encontrar qualquer prazer em qualquer atividade, tinha dificuldade de concentração, e perdera o apetite. Ela é capaz de dormir apenas para 2 ou 3 horas a uma hora durante estes episódios. Ocasionalmente, ela experimentava idéias suicidas que tentava ignorar, pois sabia que passariam em poucos dias.  

Os episódios mais longos são semelhantes, mas duravam entre 2 e 8 semanas, e, durante este período ela não apresentava episódios de “humor normal”. Ela afirmou que o seu transtorno do humor piorava quando apresentava sintomas de epilepsia, o que acontecia de 4 a 6 vezes por às vezes reunidos em grupos de três convulsões durante 2 dias.

Anúncios

Read Full Post »

Homem de 39 anos, com uma história de epilepsia do lobo frontal e transtorno depressivo maior foi levado à sala de emergência com queixas de idéias suicida constituído por pensamentos de “querer saltar pela janela.”

 

Três semanas antes, ele havia passado por uma avaliação clínica e o anticonvulsivante oxicarbamazepina (OXC), foi interrompido e mudado para fenitoína. O paciente apresentava também transtorno do humor, em remissão durante vários anos, sob um regime de citalopram em uma dose de 40 mg / dia.

O paciente exigiu voltar para a OXC, culpando seus sintomas à fenitoína. Ele foi internado para observação e sua dose de citalopram foi aumentado para 60 mg / dia. Duas semanas depois, ele teve alta em estado eutímico.

Read Full Post »